Algorítmos

Algorítmos são conjuntos de passos lógicos e definidos que visam resolver um problema ou realizar uma tarefa. Eles são usados ​​em diversas áreas, como ciência da computação, matemática e engenharia, e podem ser implementados em diferentes linguagens de programação.

Existem vários tipos de algorítmos, como algoritmos de busca, ordenação e compressão de dados. Algoritmos de busca são utilizados para encontrar um determinado item em uma lista ou banco de dados. Algoritmos de ordenação são usados ​​para organizar conjuntos de dados em uma determinada ordem, enquanto algoritmos de compressão são usados ​​para reduzir o tamanho de arquivos de dados.

A eficiência de um algoritmo é medida pelo tempo e pelo espaço que ele utiliza para executar suas tarefas. Algoritmos mais eficientes são geralmente preferidos, pois podem ser executados mais rapidamente e usam menos recursos de computação. No entanto, às vezes um algoritmo menos eficiente pode ser mais adequado para um determinado problema, dependendo das necessidades específicas do usuário.

Em resumo, algoritmos são ferramentas fundamentais na solução de problemas e na realização de tarefas em diversas áreas. Eles são projetados de forma a serem executados de maneira lógica e eficiente, e podem ser implementados em diferentes linguagens de programação.

POO, Programação Orientada à Objetos

Programação Orientada à Objetos (POO) é um paradigma de programação que se baseia no conceito de "objetos". Em POO, um objeto é uma entidade que representa alguma coisa ou conceito do mundo real, como um carro, um livro ou uma pessoa. Cada objeto possui atributos (características) e métodos (ações que o objeto pode realizar).

A Programação Orientada à Objetos visa a modelar a realidade de forma mais próxima possível, tornando o código mais fácil de ser entendido e mantido. Ela também promove a reutilização de código, já que os objetos podem ser reaproveitados em outros programas.

Linguagens de programação como Java, C# e Python são exemplos de linguagens que suportam a Programação Orientada à Objetos. Se você está começando a aprender programação, a POO pode ser uma ótima opção para começar, pois ela ajuda a compreender os conceitos básicos de programação de forma mais intuitiva.

Typescript

TypeScript é uma linguagem de programação open-source desenvolvida pela Microsoft. Ele é baseado em JavaScript, mas adiciona algumas funcionalidades a mais, como tipagem estática e inferência de tipos.

A tipagem estática em TypeScript permite que o código seja verificado em tempo de compilação, o que ajuda a detectar erros e aumenta a confiabilidade do programa. A inferência de tipos, por sua vez, permite que o compilador determine o tipo de uma variável automaticamente, baseado no contexto em que ela é usada.

TypeScript é uma ótima opção para quem quer desenvolver aplicações grandes e complexas em JavaScript, pois ele ajuda a evitar erros e torna o código mais fácil de ser entendido e mantido. Ele também é compatível com todas as principais bibliotecas e frameworks JavaScript, o que o torna uma opção versátil e poderosa para o desenvolvimento de aplicações web.

Componentes

Em desenvolvimento de software, os componentes são pedaços de código que realizam uma tarefa específica e podem ser reutilizados em várias partes de um sistema ou aplicação. Eles são geralmente projetados para serem independentes e intercambiáveis, o que significa que podem ser usados em diferentes contextos sem depender de outros componentes ou do código principal do sistema.

Alguns exemplos de componentes comuns em aplicações de software incluem:

Os componentes são úteis porque tornam o desenvolvimento de software mais rápido e fácil, pois permitem que os desenvolvedores reutilizem código existente em vez de escrever tudo do zero. Eles também tornam o código mais fácil de manter e modificar, pois isolam as diferentes partes do sistema em pedaços menores e mais gerenciáveis.

PWA + Web Service

Progressive Web Apps (PWAs) e Web Services são dois tipos de tecnologias que podem ser usadas para criar aplicações e sites mais avançados e funcionais. Vamos dar uma olhada nas principais vantagens de cada uma dessas tecnologias:


PWAs:


Web Services:


Em resumo, as PWAs são úteis para criar aplicações móveis que funcionem bem offline e possam ser instaladas em dispositivos, enquanto os Web Services são úteis para compartilhar dados e funcionalidades entre diferentes aplicações e plataformas.

Scss e estilizando seus componentes

SCSS é um pré-processador de folhas de estilo (CSS) que adiciona recursos ao CSS para torná-lo mais poderoso e fácil de usar. Ele permite que você escreva CSS de maneira mais organizada e reutilizável, além de adicionar recursos como variáveis, mixins, aninhamento e herança.

Algumas vantagens de usar SCSS em seu projeto são:

Para usar o SCSS em seu projeto, você precisará converter o SCSS em CSS regular antes de adicioná-lo ao seu HTML. Isso pode ser feito manualmente ou usando um compilador de SCSS, como o "node-sass" ou o "sass-loader" no webpack.

Podemos utilizar o Scss para parametrizar nossos temas 

 Angular.io


 Vue


 React


Web Pack

O webpack é um recurso nativo nos navegadores que permite a criação de módulos de forma moderna. Isso traz performance na nossa aplicação por se tratar de uma implementação nativa nos navegadores. Soluções anteriores dependiam de pacotes em alto nível para a modularização de códigos. No contexto web, onde a navegação é por página, cada parte do seu site necessita de recursos específicos. Esses que devem ser carregados de acordo com a necessidade. 

Podemos perceber que o webpack é uma tentativa de fazer com que códigos modernos executem em processadores mais simples. O que permite prodizir processadores mais simples.  Para quem escreve soluções para o front-end, tem que olhar para todas as plataformas. É sempre interesante executar o mais moderno, pois isso trará ganhos significativos. Mas sem abandonar o código mais antigo. 

Uma forma de centralizar e distrinuir a versão correta para o cliente é escrever em um linguagem universal. Porém existe um detalhe nisso; Existem códigos que foram escritos para executar em paralelo, assim como existem códigos que foram escritos para processar em fila. Tornando a execução desse processo mais complexa. Tendo isso em mente não podemos deixar a decisão de webpack ser única. Ela só será única quando todos os cenários executarem webpack.
Apesar de  WebPacks  possuírem pollifils. São extremamente lentos, e nesses casos, re-escrever o código em vanila faz mais sentido.

 - "Mas então vamos voltar a escrever tudo em vanilla;" Bom, esse pode ser um pensamento recorrente, nesse caso devemos pensar que o webpack foi projetado para os processadores modernos, com setores lógicos específicos. Isso significa que o vanila perde para esse tipo de processador. Então o vanilla se sobresai quando falamos de processadores tradicionais. Quanto o webpack será performático em multi-threads ou ARMs modernos. 

Lógico, se você não sem importa que sua solução no rode em um aparelho específico, isso pode não ser um impessílho para seu projeto, mas é necessário que isso fique na ponta do lápis na hora de projetar seu código. 

HTML5

Em 2004 o WHATWG deu início à especificação de uma nova versão do HTML. Nesse mesmo período a W3C se dedicava à criar o XHTML 2.0. Já o HTML 4.01 não recebia atualizações desde 2001. 


HTML


W3C